Como a Internet influencia a estética

A cirurgia plástica no Brasil é cada vez mais procurada e a mídia social tem, segundo os estudos, um claro impacto neste processo

0

 

A relação entre os novos meios de comunicação digitais – incluindo a mídia social – e a forma como as noções de beleza se alteram tem sido estudada. A par com isto, também a influência destes meios na busca por intervenções cirúrgicas plásticas o tem sido. Descubra como a Internet influencia a estética.

 

O mundo está a mudar e o impacto da tecnologia no cotidiano de cada pessoa é maior a cada dia que passa. A par com isto, a cultura do corpo tem feito com que as pessoas procurem, mais do que nunca, alternativas de exercício e dieta, tentando enquadrar-se dentro da norma socialmente difundida.
Os meios digitais têm sido grandemente responsáveis pela partilha de conteúdos que promovem o desejo pelo corpo e a vida fit, criando uma geração que se ancora nas imagens difundidas pelos mídia para criar noções sobre a perfeição visual do corpo.
Algumas esferas, como as da indústria cosmética, da indústria da maquilhagem e também, embora de forma distinta, a dos ginásios e da cirurgia têm sentido a mudança nas rotinas das pessoas, à medida que as pessoas começam a procurar, para si mesmas, formas de atingir as novas noções de beleza.

As questões relacionadas com estas novas noções, as narrativas, a permeabilidade de novos conceitos e também a construção da imagem individual tê, feito parte de inúmeros estudos.
De facto, o impacto das narrativas dos novos mídia nas percepções das pessoas quanto à beleza tem feito com que existam claras alterações na forma como se vive no Brasil e no mundo. Venha saber as formas como a Internet influencia a estética.

   Mídia social e procura por alternativas de beleza

A cirurgia plástica no Brasil  é cada vez mais procurada e a mídia social tem, segundo os estudos, um claro impacto neste processo.

Estudos americanos, incluindo um bastante recente, realizado na Universidade John Jopkins, revelou que a mídia social, através de redes como o Facebook e o Instagram, levam as pessoas a alterar a sua imagem de si mesmas, não só pela difusão de novas noções de perfeição como pelos próprios filtros, que permitem a manipulação da imagem e a criação de novas perceções sobre o potencial físico de cada um.
Segundo este estudo, o uso destes filtros cria, de alguma forma, uma sensação de tranquilidade quanto à imagem pessoal, que cria o desejo de viver prolongadamente este conforto. Assim, a mídia social pode levar as pessoas a buscar a cirurgia estética para conquistar a imagem que os filtros ajudam a apresentar nas redes sociais.

As principais cirurgias realizadas no Brasil

No Brasil as cirurgias plásticas mais procuradas pelos utilizadores da mídia digital são aqueles que visam o emagrecimento, a melhoria da aparência do rosto e a tonificação do corpo.
As principais cirurgias realizadas são a mamoplastia de aumento, a lipoaspiração, a abdominoplastia, a cirurgia nas pálpebras e a rinoplastia.
Outros tratamentos, menos invasivos do que a cirurgia, são também procurados, principalmente por quem quer reduzir sinais de idade, como rugas e flacidez.

Deixe uma resposta