Começa hoje o Encontrarte, o maior Festival de Teatro da Baixada Fluminense

0
Os produtores do Encontrarte, Tiago, Claudina e Fabio: alegria em ver o projeto em sua 16ª edição (Foto Divulgação)

“A arte, além de tudo, é um oficio e como tal deve ser reconhecido e remunerado. Não podemos nos esquecer jamais disso, senão perdemos totalmente a razão da nossa luta por melhores condições de trabalho”, diz Fábio Mateus, um dos diretores do EncontrArte (Encontro de Artes Cênicas da Baixada Fluminense), que começa hoje (28/09), no Sesc Nova Iguaçu,  e está na sua 16ª edição. Para abrir o evento, o maior Festival de Teatro da Baixada Fluminense, a convidada e homenageada é a atriz Andréa Beltrão que leva para o palco a peça Antígona, de Sofócles, com direção de Amir Haddad e tradução de Millor Fernandes. A peça marca os 40 anos de carreira da atriz e nada melhor que ser levado para os palcos da Baixada Fluminense.

A marina mais bem equipada de Búzios

Andréa acredita que o teatro tem o poder transformador. ‘’ No teatro nós temos a chance de debater os dilemas humanos ao vivo, juntos. Alguns de nós passam pela vida dormindo. As artes podem oferecer experiências que nos despertem. Está aí a importância de fazer teatro nas regiões periféricas.” Ao todo serão 17 espetáculos (10 adultos e 7 infantis), todos gratuitos, com retirada de senha a partir de uma hora antes de cada peça. Veja a programação no site www. http://encontrarte.com.br/agenda/

Um pouco de história

Em 15 anos de existência, o EncontrArte já apresentou 247 espetáculos, além de 31 oficinas, nove seminários e reuniu mais de 100 coletivos da Baixada Fluminense em apresentação de espetáculos, cortejos e performances artísticas. Cerca de 200 mil pessoas já passaram pelo evento desde então, que já prestou 18 homenagens a artistas nacionais e 16 a artistas regionais.

“É muito gratificante poder levar arte e educação de graça para uma região que ainda é muito carente. É uma honra reunirmos uma programação com espetáculos diversos de nosso Brasil”, dizem Claudina Oliveira e Tiago Costa, também diretores do festival.

O projeto tem o  patrocínio da Petrobras por meio das leis de incentivo do Brasil, do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, o EncontrArte também conta com a parceria do Sesc e da Prefeitura e Câmara Municipal de Nova Iguaçu.

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta